miércoles, 29 de junio de 2016

Publicación del libro "Arquivologia & Cinema: um olhar arquivístico sobre narrativas fílmicas (un mirar archivístico sobre narrativas fílmicas)", de Miriam Manini y Cynthia Roncaglio (Universidad de Brasilia-UnB)

Publicación del libro "Arquivologia & Cinema: um olhar arquivístico sobre narrativas fílmicas", de Miriam Manini y Cynthia Roncaglio, profesoras de la Facultad de Ciencia de la Información (FCI) en la Universidad de Brasilia (UnB). 



"Este trabalho é fruto de um projeto que desenvolvemos desde 2011 acerca da utilização de filmes em sala de aula, com vistas a incentivar inovações pedagógicas que possam contribuir para o estudo da Arquivologia e dos arquivos. Portanto, foi feito e é voltado especialmente para os docentes de Arquivologia. Certamente também pode ser apreciado por profissionais de áreas irmãs, bem como por pessoas que se interessam por cinema, memória e... culinária!.(Há um pequeno bônus sobre o tema ao final do livro: receitas cine-arquivisticas). No início do segundo semestre lançamento oficial em Brasília". 


["Este trabajo es el resultado de un proyecto desarrollado desde 2011 sobre la utilización películas en el aula, con el fin de fomentar las innovaciones pedagógicas que pueden contribuir al estudio de la Archivología-Archivística y de los archivos. Dirigido especialmente a los profesores de Archivística, también puede ser de interés para profesionales de áreas de estudio relacionadas, y para personas interesadas en el cine, la memoria y ... la cocina! (una pequeña referencia al final del libro: recetas cine-archivísticas). El lanzamiento oficial del libro se producirá en Brasilia en el segundo semestre de este año"].

Profª Dra. Miriam Paula Manini
Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Universidade de Brasília (UnB)

Profª Dra. Cynthia Roncaglio
Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Universidade de Brasília (UnB)
Diretora do Arquivo Central (ACE)
Universidade de Brasília (UnB)

Sinopsis (Fuente: Editorial http://www.editora.unb.br/lstDetalhaProduto.aspx?pid=807).


Trata-se de um livro que propõe o uso do Cinema como processo didático-pedagógico no ensino superior de Arquivologia. Tem como objetivo abordar as possibilidades da linguagem cinematográfica para o ensino superior de Arquivologia e oferecer exemplos de uso pedagógico de diferentes gêneros de filmes em sala de aula. Tal proposta se mostra muito pertinente devido ao valor das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, em especial o crescente uso do Cinema como processo pedagógico no ensino superior. A incipiente produção bibliográfica nacional e o ineditismo do tema na área de Arquivologia também são motivos para a realização dessa obra, sendo estímulo para o desenvolvimento de pesquisas similares. O tema do livro é inovador porque propõe uma metodologia de descrição, análise fílmica e orientações didáticas baseadas no uso de filmes comerciais, facilmente acessíveis, produzidos por diretores de diferentes nacionalidades, com durações e gêneros diversos, além de temáticas que possibilitam explorar a análise de assuntos da área de Arquivologia tais como as funções e os serviços arquivísticos em diferentes perspectivas. Trata-se, ademais, de proposta de metodologia aberta, experimental e interativa, em que os docentes e demais interessados na área poderão, após a leitura do livro e da aplicação do que é proposto, conectar-se às autoras por meio das redes sociais para compartilhar experiências e sugestões. O livro ainda apresenta, como complemento, receitas cine-arquivísticas, derivadas do processo de concepção do livro, onde saber e sabor se misturam, pedagogicamente, para alimentar o conhecimento de maneira prazerosa e convidativa.


Fuente
: EDICIC 29 junio 2016
 



No hay comentarios:

Publicar un comentario